quarta-feira, 6 de maio de 2009

Arte e a sociedade contemporânea

A Universidade pública, é considerada a melhor Universidade do Brasil, sendo até mesmo a mais disputada em vestibulares do que as Universidades particulares.
Mas no que se refere a outros níveis, como o ensino Fundamental e Médio a escola particular oferece melhores qualificações.Desta forma esta tem sido para poucos, podemos observar que a minoria dos alunos são de escolas públicas, na qual são as menos favorecidas em nossa sociedade.
Ja a maioria, são os que vem de escolas particulares, tendo mais potencial para garantir o preenchimento de uma vaga.
Para solucionar este problema e poder unir acessibilidade com qualidade,cabe ao governo investir em melhorias no ensino Fundamental e Médio, uma vez que a Universidade Pública não deve abrir mão do requisito da qualidade acadêmica.
Com tudo, os desafios que nos espera são as transformações que estão acontecendo na sociedade contemporânea, não somente no investimento do ensino, mas também na alfabetização digital.
Nos dias atuais a tecnologia faz parte da cultura, podemos assim enfatizar que a TIC, facilita o entendimento tanto de um aluno em sala de aula, quanto é fundamental para o mercado de trabalho.
Então podemos observar que a alfabetização digital nos proporciona um ambiente interativo propício ao diálogo, estimulando as pessoas a efetuarem multiplas conexões, e a contribuirem por si mesmos seus conhecimentos.
Hoje o mundo exterior está a solicitar o máximo de criatividade. Grandes problemas enfrentados pela civilização atual, tal como aquecimento global, não têm encontrado solução no pensamento lógico, por falta de criatividade.
Vêem-se muita criatividade nas obras dos artistas, então arte e criatividade são sinônimos. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo propício de ordenar e dar sentido a experiência humana, e nos torna seres senssíveis. Então o investimento na educação da criança em aspectos sociais, culturais e cognitivos é a solução para este problema, pois acredito que a sociedade as modifica negativamente as impõe limites de pensamento, então grandes criações que ainda não vieram á tona podem não chegar a ser concluídas, ou até mesmo nem sair das cabeças de quem as pensou.
Outro fator polêmico é a democracia de uma obra audivisual, ela é sim democrática mas há pirataria.
Talvez uma solução para este problema seria elaborar uma campanha de vendas de DVDS com valores acessíveis para que o povo possa pagar, pois o mesmo ocorre pela falta de preço compatíveis com o poder aquisitivo da população.

Um comentário:

  1. Percepção... sensibilização... estão em falta nas pessoas. Quando cada um notar que o problema nos pertence e que somos unicamente responsáveis por tudo o que está acontecendo, em caráter de urgência, conseguiremos soluções para o mundo.

    ResponderExcluir